No recomeço da Catequese Paroquial

Grande delicadeza, grande importância, grande desafio missionário, este da catequese que propomos aos mais pequenos, aos jovens da nossa comunidade e aos adultos que desejam aprofundar a sua fé. Evangelizar, viver com entusiasmo a nossa fé, com compromisso a nossa oração. Implicar-mo-nos no testemunho e no convite a viver de Jesus, por Cristo, e com Ele e nEle, eis a grande missão da nossa catequese paroquial! Porta que abre para o mistério de Cristo, porta que abre também para a rua, para sairmos em missão e serviço.


Este ano iremos pedir ajuda a uma santa” (de facto, e por ora, ainda apenas” beata) contemporânea dos pais da maior parte daqueles que irão fazer catequese: Chiara Luce Badano. Que a sua vida nos surpreenda e nos faça desejar, como ela, viver mais em Jesus. Aqui ficam meia dúzia de linhas para apresentar, escritas pelo Papa Bento, ele que determinou a sua beatificação. Mas certamente mais vezes iremos encontrar-nos com ela ao longo deste ano de catequese!

Queridos amigos, só o Amor com o «A» maiúsculo dá a verdadeira felicidade! Demonstra-o também outra testemunha, uma jovem, que ontem foi proclamada Beata aqui em Roma. Falo de Chiara Badano, uma jovem italiana nascida em 1971, que uma doença levou à morte com pouco menos de 19 anos, mas que foi para todos um raio de luz, como diz o seu sobrenome: «Chiara Luce». A sua paróquia, a diocese de Acqui Terme e o Movimento dos Focolares, ao qual pertencia, estão hoje em festa — é uma festa para todos os jovens, que podem encontrar nela um exemplo de coerência cristã. As suas últimas palavras, de adesão total à vontade de Deus, foram: «Mãe, adeus. Sê feliz porque eu sou feliz». Louvemos a Deus, porque o seu amor é mais forte que o mal e a morte; e agradeçamos à Virgem Maria que conduz os jovens, também através das dificuldades e dos sofrimentos, a apaixonar-se por Jesus e a descobrir a beleza da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dê a sua opinião: